sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

a liga extraordinária

maravilhoso... um tédio de filme para muitos, mas eu adorei. e daí?
curiosidades, pra c0ompreender algumas coisas não ditas...rs!

- Os personagens literários de A Liga Extraordinária são: Allan Quatermain ("As Minas do Rei Salomão", de H. Rider Haggard), Mina Harker ("Drácula", de Bram Stoker), Henry Jekyll e Edward Hyde ("Dr. Jekyll e Mr. Hyde", de Robert Louis Stevenson), Rodney Skinner ("O Homem Invisível", de H.G. Wells, porém, uma observação aqui, antes que algum chato maldito se manifeste: O nome correto do Homem Invisível no livro de H.G. Wells é Sr. Griffin, e na Graphic Novel foi batizado de Hawley Griffin, mas este teve que ser alterado em A Liga Extraordinária devido a problemas com direitos autorais.), Capitão Nemo ("20.000 Léguas Submarinas", de Julio Verne), Dorian Gray ("O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde), Tom Sawyer ("As Aventuras de Tom Sawyer", de Mark Twain) e Professor James Moriarty ("The Final Problem", de Arthur Conan Doyle).



- O design da máscara do fantasma é uma citação a "O Fantasma da Ópera", de Gaston Leroux.

- O personagem M, interpretado por Richard Roxburgh, é uma alusão ao personagem de mesmo nome da série de aventuras de James Bond, escritas por Ian Fleming.

- O personagem Tom Sawyer não está presente na graphic novel de Alan Moore e Terry O'Neill que serviu como base para A Liga Extraordinária. Sua inclusão foi decidida pelos produtores do filme, de forma a ter em cena um personagem famoso da literatura norte-americana, que pudesse atrair mais público no mercado interno, ou seja, malditos americanos...

- As cenas do filme situadas em Londres foram na verdade rodadas em Praga, na República Tcheca.

- Quando a Liga está em Paris seus integrantes passam por um muro onde está um pôster, anunciando a proximidade do Carnaval. Neste pôster são visíveis dois nomes, Dr. Alan Moore e Dr. Terry O'Neill. Ambos são os criadores da graphic novel em que A Liga Extraordinária foi baseado.

- A revista que aparece na mesa de Allan Quatermain é "The Strand", onde Arthur Conan Doyle publicou as primeiras histórias de Sherlock Holmes.

putz... alan moore é malucão, mas seu enredo manda bem.

Um comentário:

Kleber Bordinhão disse...

eu tb gosto do filme...e dessas referências todas eu soh tava ligado no Retrato de Dorian Gray, Allan Quatermain e do Capitão Nemo...


=****************